top of page
  • Foto do escritorDa redação NovoAgro

Café no Sudoeste-MG a todo vapor

Atualizado: 28 de nov. de 2022


A Associação dos Cafeicultores do Sudoeste de Minas participou de dois eventos na última semana. O primeiro ocorreu no período vespertino, na sede da AMOG. Foi um workshop que teve como tema "Tendências do Agronegócio". O objetivo do evento foi identificar características no setor e a temática permitiu explorar estratégias de desenvolvimento para a cafeicultura, além do comportamento do território. também foram apresentados vários cases de sucesso de café com Denominação de Origem.


O workshop contou com a participação de empresários, que apoiaram a iniciativa, e grupos de trabalhos por meio de uma iniciativa do Sebrae junto ao projeto Líder Montanhas do Sudoeste. A Associação já pensa em idealizar um programa regional de estruturação de rastreabilidade, gerando mais transparência, além de preparar os associados por meio do sistema de governança dentro do território, assim legitimando a cultura mais sólida e atraente para mercados mais exigentes.


Outros blocos foram debatidos dentro do projeto ligado ao Sebrae sobre 4 eixos temáticos. Um dos projetos do programa Líder é solidificar, por meio do agronegócio regional, o processo de desburocratização, turismo e tecnologia para atender as novas tendências do mercado mundial.


O segundo evento foi no período da noite em um espaço privado, promovido pelo Comitê da Cafeicultura Consciente em parceria com empresas do setor. Estiveram presentes produtores e associados. O foco deste evento foi levar conhecimento sobre técnicas aplicadas no manejo regenerativo; entre eles, os insumos biológicos que já vêm trazendo resultados.


A sustentabilidade é um eixo que a associação preza e acredita ser o caminho para ter uma cafeicultura moderna e atual. De acordo com a entidade, o setor não deve fechar os olhos às mudanças do mercado, nem tão pouco ao produto em que os novos consumidores têm buscado. Para associação, é necessário produzir com consciência e responsabilidade, buscando a redução do impacto ambiental e o desenvolvimento social e econômico.


Fonte: Associação dos Cafeicultores do Sudoeste de Minas

Assista gratuitamente ao WorkShop Profissional Agro de Sucesso, clicando aqui.



Da esquerda para a direita: Lucilene Personi Moura (Analista no Sebrae Minas), Fernando Barbosa (presidente da Associação dos Cafeicultores Sudoeste de Minas), Claudia Leite (Marketing e estratégia do Agronegócio sustentável) e Marcos Antônio Godoy (gestor de planejamento AMOG/CIMOG).



Da esquerda para a direita: Lucilene Personi Sebrae-MG (Analista no Sebrae Minas), Marta Ferreira (coordenadora, flores do sudoeste) e Francisco Lándi (líder do Agronegócio nas Montanhas do sudoeste).


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page