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Foto do escritorLilian Dias

Como ter uma equipe campeã na fazenda



Por Lilian Dias


Ninguém gosta de clichê, mas o fato é que os clichês sempre trazem grandes verdades. Então, eu continuo apostando neles e aí vão alguns exemplos: uma fazenda é uma empresa; uma empresa é feita de pessoas; o sucesso de uma empresa depende do time que trabalha nela. Assim, se você é dono ou gestor de uma propriedade rural, é preciso escolher a dedo quem são os profissionais que vão trabalhar contigo.


É muito comum contratarmos pessoas por seu currículo técnico e, no fim das contas, demiti-las por seu comportamento. Desta forma, na hora da entrevista, é preciso ter sensibilidade para compreender quem de fato está à sua frente: se é alguém que está realmente a fim de trabalhar, de crescer, de ser alguém melhor a cada dia ou alguém que só quer um emprego para garantir um salário no fim do mês.


Jack Welch, um dos maiores executivos do mundo que transformou a General Electric, não costuma ser apreciado por algumas pessoas, devido ao seu modo mais agressivo de gerir; porém; desenvolveu uma técnica de contratação que é indiscutivelmente imprescindível para qualquer empresa. Ele diz que existem quatro tipos de profissionais que devem ou não devem ser contratados e vou descrevê-los aqui com as minhas próprias palavras.


1) Existem os profissionais que apresentam ter excelente caráter e excelente conhecimento técnico. Esses devem ser contratados imediatamente, antes que a concorrência o faça;


2) Existem os profissionais que não são tão bons tecnicamente, mas apresentam excelente caráter. Ainda assim, merecem ser contratados, porque conhecimento as pessoas adquirem;


3) Existem os profissionais que são excelentes tecnicamente, mas possuem caráter duvidoso. Esses não devem ser contratados, porque o conhecimento técnico jamais vai superar o caráter;


4) Por fim, existem profissionais que têm péssimo conhecimento técnico e péssimo caráter. Esses nem podem ser chamados de profissionais e devem passar longe de sua empresa.


Durante os meus mais de 20 anos de gestão de pessoas, aprendi, na pele, o quanto um excelente comportamento diz muito para uma evolução saudável no ambiente de trabalho e, consequentemente, excelentes resultados. E aprendi também o quão a má conduta é nefasta para a saúde das pessoas e sobrevivência da empresa.


Por muito tempo, atuei mais como assistente social do que propriamente uma gestora. Eu tinha dó de colaboradores por sua condição social, por exemplo, e caía na lábia dos supostos coitadinhos que, de coitados não tinham nada, apenas escondiam a falta de vontade de trabalhar sob a máscara do vitimismo. Foi aí que participei de um treinamento e ouvi uma frase que nunca mais me esqueci na vida e diz o seguinte: “Se você não demite o incompetente, o incompetente demite você”. Hoje, vou além e estendo essa frase aos empresários: “Se você não demite o incompetente, o incompetente demite a sua empresa do mercado”.


Desta forma, criei o meu próprio método de contratação que se chama “Profissional 3C”, que é aquele que tem Caráter, Comprometimento e Conhecimento. E o menos importante de todos é o conhecimento. O conhecimento, como já sabemos, se adquire, mas caráter e comprometimento não têm jeito: ou a pessoa tem ou não tem.


No entanto, há quem engane bem na entrevista de admissão e só mostre quem realmente é meses depois. Por isso, todo gestor deve ficar atento ao seu time e agir rapidamente. É claro que não é fácil demitir pessoas. Ainda mais para quem tem coração mole. Por outro lado, o mercado não admite moleza. Compreendo que sentimos pena dos filhos de um pai ou de uma mãe de família, mas quem deveria pensar nos próprios filhos são essas pessoas que em nada contribuem para os colegas e para a empresa que se dispuseram a trabalhar.


Para ter um time campeão na fazenda, você precisa ter profissionais 3C e, se por acaso, o item conhecimento estiver abaixo do esperado, invista tudo o que estiver ao seu alcance nesta pessoa por uma razão muito simples: excelentes profissionais, abundantes em caráter e comprometimento, não têm preço.


Lilian Dias é comunicadora Agro, possui MBA Executivo pela ESPM, com foco em habilidades de gestão de pessoas, práticas de liderança e marketing. É autora do e-book "Os Pilares do Agronegócio". Site: www.novoagro.com.br - Instagram: @jornalistalilian - E-mail: contato@liliandias.com.br


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