top of page
  • Foto do escritorDa redação NovoAgro

Gastronomia: chef é condecorado

Atualizado: 27 de mar. de 2023



O chef Paulo Machado recebeu nessa quarta feira, 7 de dezembro, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, a comenda no grau de Cavaleiro da Ordem do Rio Branco, tendo tido seu nome e seu trabalho aprovado em todas as estâncias do Conselho da Ordem do Rio Branco.


Paulo Coelho Machado Neto é um dos grandes nomes da gastronomia brasileira, sua cozinha tem por base os sabores da sua terra natal, o Mato Grosso do Sul. Publicou no ano passado o livro Cozinha Pantaneira, Comitiva de Sabores. Está à frente do Instituto Paulo Machado e é colunista de gastronomia da CBN Campo Grande (MS), além de ministrar aulas sobre gastronomia pelo Brasil e pelo mundo.


Desde 2013 realiza expedições do Brasil Food Safaris, que consiste em viagens para lugares exclusivos com foco na gastronomia local. Atualmente, integra o projeto “Brasil em Sabores” promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) com o objetivo de divulgar os sabores da cozinha brasileira no mundo.


Chef Paulo recebeu recentemente o Colar do Mérito Pantaneiro do Governo do Mato Grosso do Sul. Ainda está a frente do projeto da Rota Gastronômica Pantaneira e em 2023 deve estrear o programa Food Safari na televisão brasileira.


Além do chef Paulo Machado, será agraciada com a mesma comenda a chef Morena Leite, que é presidente do Instituto Capim Santo e também integra o projeto “ Brasil em Sabores”.


Esta condecoração é muito importante para a gastronomia brasileira, principalmente porque neste momento existem muitas ações que estão sendo realizadas para a divulgação e promoção dos sabores, dos ingredientes e da cozinha brasileira.

Seguem as redes sociais do chef Paulo Machado:

@chefpaulomachado

@institutopaulomachado

@foodsafaris


PROJETO BRASIL EM SABORES

A intenção é trabalhar a cozinha brasileira nas mais de 100 embaixadas brasileiras no mundo, e foram nomeados cinco chefs de cozinha, de cinco regiões brasileiras que irão promover a nossa culinária nos cinco continentes. Os Embaixadores Gastronômicos e suas regiões: Morena Leite (nordeste); Paulo Machado (centro-oeste); Janaina Rueda (sudeste); Saulo Jennings (norte) e Manu Buffara (sul).


Cada um nomeou um pupilo que irá ficar uns dois meses em algumas embaixadas já selecionadas. Já foram executados os trabalhos do chef Ricardo Branches da região norte em Lima, Peru; e do centro- oeste, o chef Lucas Caslu esteve trabalhando por dois meses no Japão. Ainda irão do sudeste Julia Aguiar para a Turquia; do nordeste, Romario Sousa para África; e do sul, Lucas Correia para Nova York e Austrália.


A idéia é que cada Embaixador convide um representante de cada estado e que se tenha uma teia com mais de 200 cozinheiros de todos os estados.


O Instituto Capim Santo está à frente da coordenação desse projeto junto ao Itamaraty.


SOBRE A ORDEM DO RIO BRANCO

A Ordem de Rio Branco é uma condecoração oferecida pelo Governo do Brasil para distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrada menção, que pode ser conferida à pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, além de militares.


Foi criada em 1963 pelo Presidente da República João Goulart e existem os seguintes graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, e geralmente é concedida no dia 20 de abril (Dia do Diplomata, data de nascimento do Barão do Rio Branco) em Brasília, no Distrito Federal.


Fonte: Assesoria de Imprensa



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page