top of page
  • Lilian Dias

O buraco existente no Agro

Atualizado: 20 de jan. de 2022

Ter resultado, não é carma ou sorte. É opção. Se você está no buraco hoje, foi você que se colocou nele e só você vai poder sair dele.



O buraco no Agro


Você já parou para pensar que o resultado que lhe falta é fruto do conhecimento que você ainda não tem? Você já percebeu que quando você se sente incapaz é porque você precisa urgentemente se capacitar? Pode reparar: reclamamos que não saímos do lugar, que não avançamos, que estamos no negativo, mas continuamos fazendo exatamente a mesma a coisa.


Albert Einstein dizia que se uma pessoa continuar fazendo a mesma coisa, ela vai continuar obtendo o mesmo resultado. Com todo respeito a Einstein, ninguém precisa ser gênio para saber que se não fizer alguma coisa diferente não vai conseguir um resultado diferente.

Tenho 15 anos no jornalismo agropecuário e há uns quatro anos comecei a trabalhar com afinco nas áreas de educação e capacitação no setor. Durante esse tempo, pude perceber que os profissionais que optam por estudar são sempre os mesmos, ou seja, eles recebem o conteúdo gratuito, pagam para fazer o curso avançado e, veja só, quando surge um novo workshop gratuito, lá estão eles novamente se inscrevendo. Resumindo: são profissionais que buscam um contínuo aprimoramento.


E você sabe o que se tornam essas pessoas vorazes por conhecimento? Tornam-se profissionais DIFERENCIADOS. É isso mesmo: com letra maiúscula. E o que acontece com os diferentes no mercado? Os diferentes têm resultados positivos, eles crescem exponencialmente, porque não se igualam àqueles que só reclamam e não movem uma palha sequer para tentar algo novo. Pelo contrário, culpam a crise, o governo ou o vizinho.

Continuar no buraco que você vive, é opção. Se passar por vítima é uma opção mais feia ainda. Ao menos, seja honesto ou honesta para admitir que o resultado que você não tem, repito, é fruto daquilo que você não faz, que você não conhece, da competência que lhe falta e da falta de ação para se dispor a adquirir tal competência.


Ah, já ia me esquecendo das infindáveis desculpas... Não tem tempo, né? Mas tem tempo a perder fazendo a coisa errada? Ou então não tem dinheiro para se capacitar, mas não se dá conta de que perde muito mais dinheiro fazendo, mais uma vez, a coisa errada em vez de buscar pelo conhecimento certo.


Ficar indignado ou indignada com esse artigo é assinar o recibo de que você realmente culpa o mundo por tudo de ruim que lhe acomete, porque é mais fácil achar um culpado do que olhar para o espelho e aceitar que nada muda porque você não muda. E de que ninguém tem obrigação de fazer por você o que você deve e pode fazer por você mesmo. Aliás, se nem você se esforça para investir no seu crescimento, porque outra pessoa teria que fazer isso?


Em suma: ter resultado, não é carma ou sorte. É opção. Se você está no buraco hoje, foi você que se colocou nele e só você vai poder sair dele. A escolha está em suas mãos!!!


Lilian Dias é comunicadora Agro, possui MBA Executivo pela ESPM, com foco em habilidades de gestão de pessoas e práticas de liderança, e autora do e-book "Os Pilares do Agronegócio". Site: www.liliandias.com.br. Instagram: @jornalistalilian - E-mail: contato@liliandias.com.br



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page